ADAPTAÇÃO AO NOVO

A comunicação não é para os adeptos da zona de conforto. Digo isso porque em
nossa área, tudo está mudando, menos a importância da criatividade. As formas de
propagar uma mensagem de uma empresa através da publicidade mudaram com o
passar do tempo e vejo isso se acelerando a cada ano.


Por exemplo, há 20 anos, quando era necessário fazer algumas ações de clientes
para apresentar a visão deles ou uma mensagem que precisava ser propagada, nós
utilizávamos facilmente a mídia offline e o trabalho estava feito. Hoje, com a
potencialidade presente em redes sociais como TikTok e Instagram, somente uma
mídia offline não teria o mesmo impacto.


O que eu quero ressaltar aqui é que o meio de propagar uma informação mudou,
mas a importância da agência permanece. A criação continua importante, o que
mudou apenas foi a plataforma a ser utilizada.


E nós, publicitários precisamos dobrar a atenção quando surgem novas plataformas
em que a comunicação pode ser propagada. Primeiro, precisamos conhecer a
plataforma e seu propósito. Ela conversa com que público? Ela atende mais de um
nicho? O que meus clientes querem apresentar se encaixam nesse meio? Se a
resposta é sim, o segundo ponto que deve ter atenção é o seu preconceito com as
novidades. Digo isso porque, se essa nova plataforma permite que seu cliente tenha
mais alcance e converse com mais pessoas, o que te impede de executá-la?


Mas nem tudo o que surgir irá durar por muito tempo, temos exemplos de diversas
novidades que duraram meses e algumas um ou dois anos. Precisamos estar
atentos ao que o consumidor está aderindo, o que ele adotou de novo na rotina, o
que mudou a sua jornada, o que pode ser uma oportunidade.


E ao mesmo tempo que surgem novos meios de comunicação, os que já utilizamos
vivem em constante mudança. Sempre identificamos novas funções, novos formatos
para conteúdo e as vezes, em questão de meses, a forma de trabalhar com um
conteúdo publicitário muda novamente.


E existe um ponto muito importante nessas constantes mudanças: saímos da zona
de conforto. Do publicitário mais experiente ao mais novo no mercado, todos
precisam se atualizar, ver uma nova forma de colocar aquele cliente em evidência,
estudar mais e mais, sempre estar por dentro nas novidades e identificar o que pode
ser aplicado em nossas comunicações.


Estar atento ao que está ao nosso redor, aos que os consumidores dos nossos
clientes estão utilizando é essencial para se manter ativo no mercado, não se
esqueça disso. Viver na comunicação é viver em constante novidade.

Americo Neto
Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Capítulo
Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.